O que isso tem a ver com ciência??? Em ao menos dois pontos há uma interseção.
Logo na entrada foram colocados banheiros públicos.
Aqui vemos o vínculo com a educação ambiental. Na verdade não é um grupo de amigo de alguma esquina do Rio que criou esse "stand" ali e sim uma empresa de um lugar bem distante chamado Florianópolis, em Santa Catarina no bairrro Rio Tavares. Nada contra empresas mas é preciso saber com o que estamos lidando quando somos defrontados com propostas. Em vez de usar copos descartáveis em eventos o consumidor pagaria um valor pela entrega de um copo estilizado, já usado e higienizado no evento e depois ao devolvê-lo recuperaria o dinheiro. O mesmo vale para o porta-corpos que custaria um valor adicional. Se a pessoa após beber quisesse ficar com o copo bastaria não devolvê-lo. Acessando a página na internet de Meu Copo Eco percebi que poderia ser uma iniciativa interessante para eventos de vários tamanhos. O lixo gerado poderia ser reduzido. Haveria redução dos custos para o realizador do evento e incentivo ao consumo consciente. Mas do ponto de vista científico fiquei inseguro sobre os benefícios perante outras soluções e decidi checar as informações. E me concentrei apenas em uma fase muito inicial: 1) o link da página até informa um estudo que foi feito sobre a vantagem de se usar este sistema mas está em inglês e o estudo é o "Returnable cup systems have a far lower impact on the environment than single-use solutions" que não era o que estava linkado. Ao se abrir o link aparece: "Comparative Life Cycle Assessment of various Cup Systems for the Selling of Drinks at Events" com o subtítulo "Focussing on major events such as the European Football Championships UEFA EURO 2008TM in Austria and Switzerland as well as the German "Bundesliga"". Em rápida busca vi que não achava o estudo na Internet. 2) O rodapé do estudo estava com partes em inglês e alemão em várias páginas e a qualidade das imagens um pouco borradas e havia sido unido ao que parecia ser um outro arquivo pdf de 19 páginas chamado de "Critical Review (Peer Review) of the tri-national LCA study ”Comparative Life Cycle Assessment of various Cup Systems for the Serving of Drinks at Events” Focussing on major events such at the European Football Championships UEFA EURO 2008TM in Austria and Switzerland as well as the German Bundesliga operations" na altura da página 120. Indo ao site www.concept.de entendi que o estudo, que foi então traduzido do alemão já que a versão inglês só existia no site do Meu Copo Eco, realmente existe - com o nome de "Vergleichende Ökobilanz verschiedener Bechersysteme beim Getränkeausschank an Veranstaltungen. Fokus auf Großveranstaltungen am Beispiel der Fußballeuropameisterschaft UEFA EURO 2008 TM in Österreich und in der Schweiz und dem Fußballbundesligabetrieb in Deutschland" mas com outro número de páginas: 137 e o mesmo adendo pdf.
O saldo que dá para tirar dessa história acaba sendo positivo pois ao menos a empresa tentou fundamentar a solução "caução de copos".
Houve exposições fotográficas.
Uma das seções musicais do evento.
"Reforme sua roupa": boa ideia contra o consumismo. Como se relaciona a educação ambiental? Menos energia elétrica gasta, menos água consumida, menos pigmento utilizado durante o processo produtivo de nosso vestuário.
Um ateliê culinário.
Espaço para sentar na grama ou armar sua toalha e conversar.
Uma área voltada para o PEDALEMBANDO - Criativos Empreendedores sobre Bikes. Trata-se de um mercado ambulante sobre duas rodas.
Um pouco de moda
Um pouco de arte.
Um pouco de lazer.
Um pouco de artesanato.
Gastronomia vegana que impacta na saúde e no meio ambiente. Se reduz a dependência do abate dos animais para a alimentação humana, os riscos à saúde associados aos derivados de carne animal e o sofrimento desses seres gerado durante o processo de obtenção de seus orgãos físicos.
Exposição de livros
Shows musicais
Fotos
Adereços
Artesanato
Mais um item da economia criativa: ilustrações em papel.