28 de novembro de 2017

XI FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (2017)

A XI FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro deste ano foi realizada no térreo do Bloco do E no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ) no bairro do Maracanã.

A visitação se iniciou às 14h e durou até às 16:50h.

A prioridade foi dada a stands que não possuíam público já interagindo com os expositores pois havia o fator tempo, essencial para garantir a cobertura do máximo de visitas possíveis aos stands no dia.

Este ano o calor estava muito marcante e foi necessário interromper momentaneamente a avaliação e providenciar uma ida à lanchonete já com fila em busca de água.

142 - Fossilizarte: Um encontro da biologia com as artes.
Pôster: Fossilizarte: Um encontro da biologia com as artes.
Foi perguntado ao expositor sobre a forma de produção das obras: se era uma orientação proveniente do professor de biologia, do de artes ou dos dois. Se era uma oficina permanente nas salas de aula. Se a construção era baseada em peças verdadeiras, em cópias ou de livre criação dos alunos. Diante do relato de que ele estava ali mais para cuidar do stand e uma tendência em ser lacônico ou titubeante nas respostas o avaliador decidiu partir para outro local pois percebeu que a pessoa mais envolvida no trabalho não estaria logo presente e como havia um tempo para avaliar era necessário prosseguir com outras entrevistas.

Stand 139 - Divulgando astronomia em turmas de Neja
Pôster: Divulgando Astronomia em Turmas de Neja (Educação de Jovens e Adultos)
O avaliador antes de qualquer outra coisa se dirigiu à expositora para ter uma ideia geral do trabalho sem recorrer à leitura inicial do pôster. Não ficou claro desde o início, pela explicação dada pela expositora, o que significava Neja. Ao ser induzida pelo avaliador se a sigla se relacionava à Educação de Jovens e Adultos a jovem ao final concordou, explicando se tratar do nome do núcleo (onde núcleo correspondia ao N da sigla). Em seguida, o avaliador procedeu à leitura do pôster e recebeu informações extras enquanto fazia sua leitura. Indicou à expositora que os gráficos não possuíam uma escolha de tons cinzas adequada à fácil correspondência entre os itens mensurados nas fatias das tortas e os relacionados na legenda. A expositora abriu então gentilmente uma página virtual de anotações onde importantes apontamentos e gráficos estavam então em formato colorido e foi possível assim entender melhor o desenrolar da pesquisa.
O desenho do trabalho se aproximava mais à uma forma de tutoria na qual os alunos mais experientes (os que aprenderam a disciplina em 6 meses) repassavam seus conhecimentos aos novatos. A expositora informou que a área escolhida da Astronomia foi a Cosmologia depois de certa indução do avaliador que inquiria sobre o recorte do conhecimento abordado pelo trabalho. A aluna explicou ter sido a atividade precedida de um questionário a ser preenchido, com a ressalva de ter sido permitida a consulta do assunto na internet pelos celulares dos presentes, onde os respondentes assinalavam seu interesse/conhecimento em Astronomia no questionário de respostas fechadas.


Stand 15 - Simulador de Tornados: um modelo para compreender
Pôster: Simulador de Tornados: um modelo para compreender
Os alunos realizavam demonstração dos diferentes tipos de tornado com ângulos diferentes de três vasilhames de vidro com líquido colorido. As curvas formadas pela agitação dos recipientes proviam as formas do vórtices e assim os identificavam. O nível de ruído ambiental estava bem acentuado ao redor do stand e isso acabou interferindo na qualidade da apresentação. Felizmente tal ruído foi devido apenas ao falatório ao redor agora mais pertinente e natural neste ambiente social do que em anos anteriores, onde havia música em volume desconfortável competindo com as apresentações dos alunos. Foi percebido que a tipificação dos tornados não se amparava em uma escala científica mas adotava o nome de furacões de anos anteriores divulgados pela imprensa, como o Harry.


Stand 33 - Energia eólica e desenvolvimento sustentável: em foco o Farol de São Thomé
Pôster: Energia eólica e desenvolvimento sustentável: em foco o Farol de São Thomé

Uma tecla batida recorrentemente neste trabalho foi a necessidade de se mensurar mais os objetos empregados na pesquisa, aumentar o espaço concedido aos materiais utilizados recheando mais as especificações técnicas. Foi solicitado ao grupo explicar mais como o objetivo de pretender conscientizar a comunidade escolar (não somente os professores e os alunos diretamente envolvidos no projeto) seria atendido. Quais as formas e por quanto tempo agiria essa conscientização? O avaliador notou que os expositores ao serem defrontados com essas perguntas pareceram desacostumados a pensar dessa forma e depois de breve tempo foi visitar outro stand.

Stand 35 - Extratos de folhas de plantas inibem o crescimento de fungos do pão
Pôster: Extratos de folhas de plantas inibem o crescimento de fungos do pão


As quantidades administradas para se fazer a formulação e boa parte das observações sobre as reações ou não dos fungos aos extratos estavam disponíveis e redigidas no caderno. Foi perguntado se os fungos que se disseminavam nos pães estavam identificados e a expositora disse que este aspecto aconteceria em uma fase posterior. Foi questionado de como estavam sendo controladas as variáveis do experimento (temperatura, umidade, volume do local de cada experimento, duração das fases, presença de contaminantes - mais de um fungo atuando na mesma superfície de pão). A expositora informou resumidamente o processo dizendo que os pães entre outras providências eram acomodados em sacos mas não soube relatar sobre como era feito o controle de umidade ou o sobre o volume do local.

A expositora e mais dois componentes do trabalho se revezaram explicando coordenadamente cada etapa do trabalho, pacientemente repetindo quando o ruído ambiental interferia na explanação. Aspectos como a distribuição regional, comestibilidade, detalhes das fases dos experimentos foram abordadas e os componentes obtidos após o fracionamento do material estudado contra quatro bactérias diferentes quando utilizada a eluição e suas diferentes manifestações nas placas como a geração de halos a ser mais bem investigados apresentados na fase de bioautografia na cromatografia.

Stand 60 - Bioquímica dos |Alimentos Orgânicos e Inorgânicos
Pôster: Bioquímica dos |Alimentos Orgânicos e Agrotóxicos


Stand 10 - Medindo e regulando o pH do solo do projeto Pomar Maria Letícia
Pôster: Medindo e regulando o pH do solo do projeto Pomar Maria Letícia



Stand 32 - Embalagem Biodegradável
Pôster:  Embalagem Biodegradável

Foi questionada as condições da embalagem, seus competidores de mercado existentes, a possibilidade de contaminação de microorganismos contaminando o conteúdo do que a embalagem deveria proteger. Foi inquirido aos expositores sobre as propriedades da embalagem: em que condições a embalagem deveria resistir? em ambiente frio ela manteria sua resistência (poderia sustentar peso sem quebrar?) e sua forma ao se ressecar (perda da umidade)? a porosidade foi analisada como um problema, ou seja, o conteúdo da embalagem poderia minar do conteúdo para o exterior prejudicando seu valor de uso pois o vazamento alteraria a massa interna ou permitiria a contaminação do mundo exterior para o interior ou vice-versa? Os expositores pareciam não ter feito o exercício de se colocarem na posição clientes do produto que eles mesmo estavam sugerindo criar e este fato deu a impressão ao avaliador de que o trabalho necessitava de um amadurecimento maior.

Stand 32 - Vivendo a Física: Elaboração de Oficinas
Pôster:  -
Os alunos investiram na explicação da imantação de fios de cobre enrolados em uma chave de fenda atraindo pregos e clips. Fizeram um experimento com moedas e um imã que ao serem separadas perdiam sua propriedade de imantação. E exibiram uma garrafa envolvida em um fio de estanho envolvendo uma garrafa de vidro na forma de uma espiral e explicando a diferença de magnetização entre as extremidades do fio. A falta de um pôster foi respondida como não necessária devido essa ser uma exigência para graus de instrução maiores e foi também citada a falta de recurso. Esta heterogeneidade de nível instrucional também presente em outras edições anuais da feira foi o que levou a acrescentar mais um critério (experimental) na avaliação a fim que mesmo trabalhos de escolas com menos recursos possam se sentir estimulados a se sobressair.


Stand 80: Ribeirão Santo Antônio de Miracema: Biodiversidade, fauna e flora.
Pôsteres:
1) Recuperação de uma flora degradada a partir da agroecologia no município de Miracema;
2) Ribeirão Santo Antônio de Miracema: A biodiversidade da fauna e sua degradação por meios humanos;
3) Consequências e desdobramentos no que tange à proposta ambiental e turística do Município de Miracema-RJ.
Levantou-se a questão de que seria interessante quantificar o trabalho que estava exclusivamente qualitativo. E que uma outra ideia seria especificar melhor como a conscientização poderia ser feita em diferentes espaços sociais e em caráter permanente e que seguindo a corrente atual dos projetos seria bom manter uma memória das evidências objetivas de cada reunião realizada (foto ou xerox das reuniões de conscientização propagadas pelo projeto para atestar sua penetração social). O expositor exemplificou os efeitos da poluição sobre os peixes com a análise das vísceras de peixes coletados em ambientes poluídos (presença de tecidos cinza-escuros) e os limpos (presença apenas de tecidos avermelhados). Foi explicado pela orientadora do trabalho que para uma casa de quatro indivíduos as etapas de purificação dos efluentes não necessitaria de uma turbina embaixo, objeto indicado apenas em caso, por exemplo, de escolas, em que o volume de dejetos seria maior. A presença de vários pôsteres foi melhor esclarecida pela orientadora que informou que o projeto seria apenas uma parte de um projeto com outras vertentes.



Stand 89 - Desenvolvimento de Filmes Transdérmicos para Liberação de Fármacos



Este projeto apresentou desempenho semelhante ao de outro projeto da mesma instituição. A alta densidade de vocabulário técnico para o objetivo da avaliação se por um lado representou um valor adicional por outro prejudicou a explicação dos alunos pela falta de tempo disponível para que articulassem os conceitos em tom didático. A cláusula da avaliação deste ano pelo Cienauta, que foi necessária para garantir uma distribuição mais variada às instituições proponentes criou um obstáculo para a entrada deste trabalho, demonstrando este em certos momentos estar em um nível muito acima da média das exposições correntes e atingindo um grau de maturidade mais sofisticado por envolver a cooperação com laboratórios de outra instituição. O trabalho também sofreu por ser o último a ser avaliado em um tempo que esbarrava já com o término do evento e com um aumento do burburinho do entorno. Porém sua seriedade e desenvoltura foram comprovadas já que os expositores se revezavam com maestria e dominavam o assunto ao demonstrar como os testes revelaram o comportamento da inclusão de salicilato de metila (SM) com o filme de quitosana e ao responder, por exemplo, se ao ser comercializado o patch de quitosana não ajudaria a mascarar a dor como um sintoma de uma doença mais séria. Se não foi contemplado na premiação paralela ou na oficial da FECTI com certeza é um projeto que conseguirá outros frutos mais adiante por seus próprios méritos.