20 de outubro de 2014

Visita à Exposição (Permanente): Percursos do Tempo - Revelando Itaipu do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI)

Para entrar no Museu tem que entrar antes na Vila dos Pescadores.
Painel externo do MAI.
Muro.
Este Museu está ligado ao Ministério da Cultura. Está situado nos Remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa. O que a placa não informa? O que o vigilante não informou quando liguei um dia antes e fiquei preso num engarrafamento monstro às 15h do sábado e tive que dar meia volta? É que o horário de visitação MUDOU NO DOMINGO. Abre às 9h. Poderia ter me organizado mais cedo e não passar por aquele estresse todo. Sem falar no tempo e no dinheiro.
A primeira foto. Como decidi ir em outubro/2014 o que isso significa? Significa que existiam VÁRIOS FOLHETOS INTERESSANTES e que não fui autorizado a pegar nenhum deles. Por que não pude? Porque a recepcionista que por estarmos em período eleitoral ela não poderia distribui-los para mim porque estavam com o logotipo do governo federal. Isso significa que terei que voltar ao museu uma outra vez só para pegar os tais folhetos. Vou ligar antes para saber se já não se esgotaram.
Imitação de figuras rupestres na maquete - parte 1.
Imitação de figuras rupestres na maquete - parte 2.
Fim da sala 1. Haviam outras maquetes mas não vou mostrar não. As pessoas tem que comparecer aos museus e ter suas próprias impressões.
Início da sala 2.
Painel de abertura da exposição dentro da ex-capela.
Um pouco do que foi encontrado na região. Anomalocardias são os nomes dos moluscos que nos deixaram estas conchas como registro arqueológico. Também há adornos cerimoniais.
Fotos da região.
Três vasilhas com diferentes achados. Um deles de longe parece ser de ossos humanos mas não é. A legenda está muito difícil de ler pois está envelhecida e perdeu o contraste. Na verdade são partes de um esqueleto de golfinho Sotalia sp. proveniente do testemunho do bloco do sambaqui de Camboinhas.
Outro bloco de testemunho da mesma região. Olhando de relance poderiam parecer conchas entretanto são lascas de quartzo.
Um dos pátios internos do museu,
Bebedouros na frente dos banheiros.
Casa de barro com sapê em cima.
Visão da sala 2 (a ex-capela)
Uma sala externa.
Visão do morro atrás do museu.
Zoom no morro.
Visão da fachada da sala 1.
Visão da fachada da sala 2.