23 de fevereiro de 2015

Pausa para medição da velocidade do vento na estação de metrô Afonso Pena

O anemômetro mede a velocidade do ventilador do metrô da praça Afonso Pena em um dia de Carnaval: 27 m/s. A composição estava parada. A medição adotou simplesmente o que indica como recomendável para este modelo conforme o manual do instrumento ICEL Manaus AN-3010 Depois de determinada a direção do vento, o console onde está a ventoinha não foi colocado seguindo exatamente as instruções do manual. O manual indicou que seria necessário colocar o fluxo de ar passando pela hélice de trás para a frente, ou seja, a fonte do vento deve estar à minha frente, o visor de cristal líquido do console voltado para o meu campo de visão. O que aconteceu é que a fonte do vento ficou atrás de mim e eu fiquei vendo o visor do console à minha esquerda e à frente fazendo o vento passar pela frente do aparelho. Entretanto mantive o eixo da hélice com 20 graus da direção do vento. Esperei 4 segundos até que os valores lidos apresentados no visor se aquietassem e pressionei "Hold". A medição valeu? Desta vez, não. É claro que só foi um teste (estava apenas "aquecendo" a turbina rsrs). Da próxima vez, antes de medir, será necessário respeitar todas as orientações.