22 de abril de 2015

Medições do vento e do som no Parque Natural Municipal da Freguesia

Próximo à quadra de futebol.
Obedecendo desta vez a regra apontada por outra mensagem já mencionada no blog (http://projetociencia.blogspot.com.br/2015/02/pausa-para-medicao-da-velocidade-do.html) observe que os valores indicam a quase inexistência de deslocamento de ar (o valor obtido foi 0,9 m/s (2x)).




Exibindo aqui a medição do decibelímetro é importante perceber que não houve a presença de ruídos com caráter impulsivo ou componentes tonais pois as áreas mensuradas se situaram no interior do parque, o decibelímetro trabalhou em 3 pontos diferentes de medição.
Foi utilizada uma trena para estabelecer a distância recomendada pela norma NBR 10151: 1,2 m do solo e no mínimo a 2 m de objetos refletores tais como muros e paredes. Devido a presença de curiosos, em alguns casos crianças em grupo desacompanhadas não foi possível determinar uma distância precisa entre os pontos de medição (o que não é exigência da norma para exteriores). Estima-se em 15m a distância entre cada ponto. O aparelho está dentro da validade de calibração.
A norma prevê que áreas mistas, com vocação recreacional atinjam até 65 dB(A) no período diurno e 55 dB(A) no período noturno que começa a partir das 22h. A hora de medição se situou entre 16:30h e 17:00h.
A exigência para que o medidor de nível de pressão sonora atenda a IEC 60651 para tipo 0, 1 ou 2 é relativa ao tipo de uso que se faz do instrumento de medição e estava ligada a norma NBR 10151 de junho de 2000 e que já foi revisada. O tipo 0 se destina a laboratórios e os últimos (1 e 2) a mensurar ruído ambiental. O manual do equipamento do Decibelímetro Digital Hikari HDB-900 informa que o medidor atende à norma IEC-61672 Classe II, sendo que a Classe II informa uma tolerância maior das medidas (esta norma especifica as classe I e II apenas). A maior tolerância correspondia a 2 e a menor a 0 na norma IEC 60651. A norma IEC-61672 está dividida nas partes Specifications, Pattern evaluation tests e Periodic tests e é mais moderna do que a 60651.
Seguindo a ordem de exibição das imagens os valores obtidos forma: 65,8 (2x), 58,0 e 55,1 dB. O instrumento funcionou na Ponderação A com tempo de resposta rápida (fast), a faixa de medida escolhida para a detecção sonora variou de 30dB a 100 dB. Foi mantida a espuma protetora para filtragem de parte dos ruídos. É importante notar que este equipamento possui limite explícito de operação confiável: 40o C. Este valor às vezes é superado em alguns dias do ano na cidade do Rio de Janeiro mas felizmente a temperatura para a medição que foi realizada ao fim da tarde estava em torno dos 25 e 30o C. As medições foram executadas sem a interferência de fenômenos audíveis provenientes de fenômenos da natureza.