7 de julho de 2014

A Exposição As Estações do Ano, a Terra em Movimento (parte1) no MAST


Tela de um computador exibindo gráficos.
Outra tela.



O jogo estava funcional. Testei os recursos e foram aprovados. Entretanto é uma atividade que seria mais bem resolvida com a presença de mediadores usando os instrumentos de escavação (sem ponta que é pra não machucar) para que as crianças não romantizassem demais essa parte da coleta de fósseis em sítios paleontológicos. Um jogo assim me parece que seria legal distribuir em CD-ROM ou indicar um site na Internet onde pudesse ser acessado porém nem todos os que vêm aos museus tem computador em casa. O público é economicamente heterogêneo eu sei. Muitas vezes a única oportunidade que a criança tem de interagir com um computador é frequentando um espaço como esse. E mesmo quem dispõe de computador em casa pode ter que enfrentar a competição pelo uso da máquina ou ser tolhido pelos pais. Não dá pra descartar que esse tipo de restrição não exista em nossa sociedade.
Acho que foi nesse momento em que eu estava fora de sincronia com o "astral" dos visitantes que estavam para entrar na sala (como pude ouvir que era essa a intenção). Estava vivenciando um dia introvertido.
Então o "Céu" se tornou um "Pequeno Inferno". Seria tão bom que os humores combinassem como se estivessem em órbita na mesma linha. Meu humor estava introvertido enquanto que os chegadores aparentavam extroversão. Aqui um modelo de órbita, da Terra em relação ao Sol.







A exposição chama atenção para o fato de que livros didáticos podem passar conceitos errados.