1 de junho de 2015

A Exposição Permanente da Casa Dom Aquino Museu Pré-História, Jardim Europa, Cuiabá. MT

O próximo destino depois do Horto Florestal foi visitar o Museu Pré-História representado pela letra vermelha M no mapa. A sinalização não foi tão boa para alcançá-lo. A Avenida ao menos neste trecho não tem pedestres e o estacionamento do museu estava vazio o que poderia indicar que não estava sendo muito visitado.




Não fui recebido por ninguém ao chegar. Haviam pessoas mas pareciam estar em um cômodo reservado à alimentação.









Os painéis apresentam a tendência seguida por outros museus ao adotar versão bilíngue para os textos. Adota infográficos modernos e exibe animal de descoberta recente e incomuns a outras exposições, o que torna a experiência interessante e indica que a curadoria procura se manter antenada com o que é feito no Sudeste do Brasil.





























A falta de etiquetas de identificação contendo a descrição ano e local de coleta próximas aos objetos expostos foi um ponto de desestímulo à visitação, sugerindo que uma visita guiada seria mais adequada a este estágio de economia de descrições. Espero que esta situação se reverta em breve.





 Objetos arqueológicos.


















A loja do museu estava deserta ocupava toda uma sala com estantes de metal. Tive que chamar alguém com muito custo para me explicar sobre as lembranças. Eram muitas vezes objetos grandes inspirados na cultura marajoara e não havia nenhum souvenir relativo à pré-história brasileira. Acabei não levando nada porque nada me chamou muito a atenção (os preços também estavam altos).









 Animado com a possibilidade de assistir a algum vídeo novo sobre dinossauros ou indígenas adentrei o recinto. Esperava quem sabe encontrar o público que não tivesse vindo de carro e estivesse por acaso por ali assistindo. E aí aconteceu uma saia justa. A sala estava escura. E ao entrar um rapaz, veio do escuro com certa lerdeza, sonolento e assustado. Ele estava deitado sobre algumas cadeiras e acordou dizendo que não tinha vídeo passando ali. Seria melhor que colocassem um papel na porta avisando que a sala estava sem programação de exibição. Essa situação reforça uma imagem de abandono.





 O entorno do museu está bem cuidado com o jardim com a grama cortada, aspecto de varrido e arranjos florais bem tratados.