24 de abril de 2010

Desalojamento Urbano


Foi uma das grandes questões tratadas no World Urban Forum V, realizado nos Armazéns da Zona Portuária e também uma questão recente e cara ao centro do Rio de Janeiro. Ao lado da sala Cecília Meireles houve, ano passado, a remoção de pessoas de um prédio em ruínas, onde funcionava um depósito de bebidas no térreo, . Ao que tudo indica foi um processo pacífico e cuidadoso, sendo que ao final, o prédio teve as portas cimentadas para impedir futuras invasões.
Gostaria de ter assistido o tema acima relacionado ao Forum, do qual eu fui um participante acidental. Só consegui mesmo entrar na palestra sobre Refugiados (um tema recorrente na minha vida) mas queria mesmo ter tempo pra assistir temas relacionados ao Desalojamento, como por exemplo, o da Revitalização de Bairros das Metrópoles. Se eu tivesse me inscrito com antecedência... mas fiquei na fila de espera -mais de 20 pessoas na minha frente pra esta palestra. A única que tinha fila de espera menor, com 2 pessoas me antecendendo, era a de Refugiados (e isso depois de eu rodar veloz e praticamente o evento todo atrás de uma palestra que me interessasse e não tivesse fila de espera em pé). Como eu já estava exausto, ingressei na que tinha fila menor e consegui -com muito custo- entrar alguns minutos atrasados na sala da palestra do Side Event "Refugiados".



Ganhei sacola e bloco de anotações bem antes, no credenciamento feito na entrada do evento. E é claro que deu pra penetrar mais tarde em uma palestra ou outra, já sem fila na porta. Depois aproveitei pra ir a uma grande exposição de diferentes países (em anexo) oferecendo em seus stands publicações, CDs e outros presentinhos... Ganhei um brinde da Bahia (um souvenir com um capoeirista de cabeça pra baixo, ao lado de um coqueiro)! O inusitado facilitador de acesso ao evento foi... um cartão do metrô, que permitia gratuitamente o deslocamento pela cidade nos dias do evento (Ah, se fosse eterno enquanto se vive a vida...). Pelo menos saí de van ouvindo o italiano e o inglês dos participantes. Acabei não usando o tal do cobiçado cartão do metrô ;) Mas que tudo fique tranquilo: o tema do desenvolvimento urbano não tem mesmo como sair da minha cabeça...
Prolongue este OlhO e rume com advérbio para:
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=584
http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx