25 de abril de 2010

Multimídia sobre Ciência e Tecnologia para crianças: o local e o global


A banda larga não me parece o caminho único para a divulgação científica. Em 2010, ainda há muita conexão discada existente pelos lares brasileiros. Mas quem quer se divertir e aprender ao mesmo tempo, no conforto do próprio lar, já pode contar com produtos de multimídia específicos. Afinal, nem toda banda larga é um serviço prestado sem interrupções. De vez em quando há um apagão (e só torcendo pra Lei de Murphy não fazer coincidir o dia do nosso aprendizado com o dia deste hipotético apagão...) e aí a gente apela pro CD. Basta ter no micro um CD-ROM ou DVD-ROM para interagir com este reino de CDs didáticos, nem sempre conhecidos. O que vale é continuar aprendendo através de amenidades mesmo quando os jornais só dão notícias ruins, ou naqueles dias, em que só aparecem bonanças, pegar um CD daqueles pra aprender a se virar no meio de catástrofes (aqui no Rio de Janeiro tivemos alagamentos e desmoronamentos em 2010).
O que se percebe, é que tanto no Brasil como no exterior, a multimídia em CD, ainda tem seu espaço de audiência junto ao público.
Em 2009 estava sendo realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no local que me foi apresentado como Armazém Científico, localizado no centro do Rio de Janeiro, (o nome do bairro onde fica o Armazém é a Saúde e fica na Zona Portuária). Ali encontrei o Observatório Nacional (ON), que em seu stand, no ex-Armazém Científico, atual-Centro Cultural da Ação da Cidadania, me entregou o CD da foto, produzido por sua Divisão de Atividades Educacionais. Nele há um jogo da memória, um quebra-cabeça... Pra quem tem banda larga, também é possível usufruir dos jogos do CD, acessando o site do ON. Perto do Armazém, em 2010, no Pier da praça Mauá, um stand da área de exposições do World Urban Forum V me presenteou com a Riesgolandia, um CD voltado para o público infantil, em espanhol, que ensina a decifrar a ciência para assegurar a própria sobrevivência (iniciativa das Nações Unidas - United Nations, secretariat of the International Strategy for Disaster
Reduction International (UNISDR)). Curiosamente indo ao site há uma versão-papel do tabuleiro, que está em português.
Prolongue este OlhO e rume com advérbio para:
Observatório Nacional (ON): http://www.on.br/site_brincando/index.html
United Nations, secretariat of the International Strategy for Disaster
Reduction International (UNISDR):
http://www.eird.org/eng/riesgolandia/riesgolandia-ing.htm