25 de abril de 2010

I Semana do Cérebro


Em uma manhã de sexta-feira destas partiu pra o Espaço Ciência Viva (ECV) um voluntário determinado a participar de um inédito evento sobre Neurociências capitaneado pela Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Instituto Ciências e Cognição (ICC) em parceria com o ECV: eu. Alinhado com a Semana do Cérebro Internacional, conhecida como a Brain Awareness Week (BAW), o evento de só dois dias (pena!) acabou sendo um sucesso não apenas entre as escolas de ensino fundamental e médio como também junto ao público leigo que teve bom comparecimento apesar de a divulgação só ter conseguido ser feita muito em cima da hora.

Foram vários experimentos sonoros, visuais... Uma equipe de várias áreas compareceu pra prestar monitoria e houve várias palestras em paralelo ao evento que ficaram muitas vezes lotadas. Com o apoio da The DANA Foundation houve farta distribuição de suas publicações para professores (as mais formais e as lúdicas). E eu agradeço à UFRJ com aquele olho piscando pela cessão dos monitores (a deusa Minerva merece um beijo na bochecha!). Estava lá uma coleção de lápis da Semana do Cérebro, um de cada cor, sendo servidos por mim em uma caneca super legal. Entre a visita a um microscópio e outro mostrando neurônios, fiquei distribuindo os marca-livros belíssimos da revista. Com ajuda da Vieira & Lent tivemos uma pequena livraria no evento. Dava um pulo lá na rampa mais à frente que trabalhava a noção de perspectiva e voltava correndo pra distribuir palavras cruzadas em inglês da Dana com ilustrações divertidas.

Teve o confessionário do Big Brain Brasil onde várias pessoas deram seus depoimentos áudio-visuais sobre o evento e que os editores-chefes prometeram organizar e publicar na pasta da revista. E eu vestindo a camisa preta (esta aí da foto acima) apresentava, selecionava o material de publicação. Distribuí também material em português do portal da C&C (o livro aberto aí em cima com exemplos de cada parte da revista e das organizações fui eu que criei) que ia saindo do forno pelo mestre cuca Alfred. E assim entre uma fornada e outra, dando um help no notebook alheio, mordiscando um sanduíche acolá, investigando a câmara escura repleta de termos técnicos da área neurológica com um monitor da UFRJ, sentindo o poema-instalação do Glaucio, assistindo no conforto do ar-condicionado uma palestra, surgindo em uma foto coletiva (1 e 2), terminei acendendo mais neurônios...
Prolongue este OlhO e rume com advérbio para: http://www.cienciasecognicao.org/semanadocerebro/